TV REVIEW | 13 Reasons Why (2016 - ?)

maio 03, 2017
A série está nas bocas do mundo e não é à toa: o mais recente sucesso da Netflix já conquistou milhares de espectadores em todo o mundo e uma fabulosa classificação de 8.8 no site IMDb. Baseada no livro homónimo de Jay Asher, desengane-se o espectador que julga ir ver uma série comum sobre a vida no liceu. 13 Reasons Why é muito mais que isso.

[AVISO: ESTE ARTIGO PODE CONTER SPOILERS]

Confesso que quando comecei a ver 13 Reasons Why já antecipava muito do que me esperava, e ainda assim não deixei de ficar surpreendida. Apesar de ter o livro como referência, a história na série tem muitas diferenças - nomeadamente devido ao facto de mostrar a vida dos que ficaram para trás depois do suicídio de Hannah Baker. Para desenvolver mais, tenho, no entanto de começar pelo princípio.

A história centra-se na personagem de Clay Jensen, que recebe um conjunto de cassetes a relatar a vida de Hannah Baker, uma rapariga do liceu que se suicidou. Quando Clay recebe as cassetes, muitos acontecimentos das vidas de todos os alunos da escola se tornam claros, e muitas verdades vêm à tona - e toda a gente é afectada por isso. São ao todo treze cassetes, cada uma sobre uma pessoa e um acontecimento da vida de Hannah - e todos eles os motivos que levaram à sua morte. 

Portanto, temos aqui um bocado de mistério, um bocado de romance... Mas no geral, a série é tudo menos ficção. É facilmente relacionável, e os jovens actores são tão bons nos seus papéis que sentimos na pele o que eles sentem no momento, O que é fantástico para um elenco tão jovem. E me leva uma vez mais ao parágrafo inicial. 

É que se não fosse realmente a alteração da história face ao livro, só veríamos Clay durante toda a noite a ouvir as ditas cassetes e a ficar revoltado com a vida. Nada mais. Assim, podemos ver Clay na escola. A reacção dos colegas envolvidos ao saberem que é ele quem tem as cassetes - e a disputa entre eles. Depois, os pais de Hannah a lidar com a perda da filha. E para tornar a coisa mais juicy, porque não meter um processo à escola ? São estes pequenos detalhes da história que fazem a série ser bem mais interessante que o livro. No entanto, esta tem sido altamente criticada por "romantizar" o suicídio, e muitos defendem que pessoas com problemas de saúde mental não devem ver a série (dizendo inclusive que esta pode ser um gatilho para levar ao suicídio) - pespectiva da qual discordo inteiramente, mas isso fica para outra altura. 

13 Reasons Why terá uma segunda temporada, que irá aprofundar mais o processo de luto dos pais de Hannah, bem como a batalha legal com a escola. E, tendo em conta o cliffhanger com que acabou a primeira temporada, com Alex a tentar suicidar-se com um tiro na cabeça, sabemos que ainda haverá pano para mangas. 

Voltando então ao porquê desta série ser tão boa, já falamos dos excelentes actores, da boa adaptação do argumento... E a banda sonora também é soberba. Podia enumerar mais dez razões pelas quais vale a pena colocar esta série na vossa lista de "para ver urgentemente", mas vou deixar que a vejam e me contem o resto, pode ser ?


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.