#CINÉFILOSEMAPUROS | 13 Razões de Polémica

Vão-me desculpar por estar a ser repetitiva: 13 Reasons Why é a série de que toda a gente fala neste momento. É uma excelente série, (podem ver o que achei aqui), com excelentes actores e que aborda assuntos a meu ver muito importantes na sociedade hoje em dia. No entanto, muitos estão descontentes com a maneira como ditos assuntos são abordados - e a polémica adensa-se. 

Falamos de suicídio e bullying nas escolas. De cenas explícitas de violação. De saúde mental no geral. Todos estes são temas tabu, que a série explora, de maneira brilhante. Dà quase a sensação de terem pensado - já que vamos fazer isto, que seja bem feito. Fazer o mundo falar acaba por ser o ponto fulcral disto tudo. Claro que se vamos falar de suicídio não é suposto ser bonito. Não é suposto ser limpo, nem é suposto não ter danos colaterais. Esta é uma das coisas que surge tão brilhantemente ilustrada em 13 Reasons Why.

O momento final, no último episódio da série, em que vemos Hannah Baker a cometer suicídio não é de facto para fracos - e sinceramente se a vossa cabeça não está no lugar certo para lidar com as imagens, não recomendo que vejam (sinceramente, eu mal me aguentei). Porque é incrivelmente gráfico. Surpreendentemente real. E podia ser qualquer pessoa ali naquela banheira. Claro que não é bonito, mas porquê colocar paninhos quentes sobre o assunto ? A Netflix falou e disse. Foi um strong statement, e um alerta para muitos pais, muitos jovens, muitas famílias e muitas escolas.

E depois disto, as cenas de violação de Jessica e Hannah. Uma vez mais, extremamente gráfico e real. Uma vez mais, alvo de polémicas. Segundo vários artigos a circular por aí, é evidente que estamos perante uma série aclamada pela crítica, quer pela qualidade quer pelos assuntos que aborda, mas ao mesmo tempo (e como já referi anteriormente), surgem críticas variadas sobre a forma como ditos assuntos são retratados. A própria Netflix diz, em comunicado, que

“Tem havido uma grande discussão sobre a nossa série. Enquanto muitos dos nossos membros acham que o programa é um motor valioso para iniciar uma importante conversa com as famílias, também ouvimos as preocupações daqueles que acham que esta deve ter avisos adicionais”

Assim, a rede de streaming acabou por colocar novos avisos no início dos episódios, que reforçam o que o que estamos prestes a ver mostra cenas explícitas de violação sexual e suicídio. O que eu não acho mal de todo. E vejo-me obrigada a concordar que esta série vai ser motor para muita conversa, e muito psicólogo. Estamos perante um alerta, e se o que os produtores queriam era pôr o mundo a falar - conseguiram. 13 Reasons Why é neste momento a série mais falada e comentada do mundo inteiro, e agora já sabem porquê. 

A segunda temporada de 13 Reasons Why já está a ser desenvolvida, ainda sem data de estreia. 


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.