#CINÉFILOSEMAPUROS | 5 Filmes para NÃO ver em Família

Quando pensamos em filmes para ver em família, as escolhas normalmente são óbvias e recaem sempre sobre filmes de animação ou comédias divertidas que facilmente agradam a todos. Mas hoje não estamos aqui para agradar. Estes são o sumo dos filmes banidos em vários países, só para estômagos (muito) fortes. Hoje vou falar-vos de cinco filmes para NÃO ver em família - e, na realidade, apesar do buzz, podem até ser cinco filmes para não ver de todo. 

5.  I Spit On Your Grave (1978)
Começamos com o filme I Spit On Your Grave (1978). Este conta a história de uma escritora que é sequestrada e violada por um grupo de quatro sádicos que a deixam à mercê da morte. Dotado de uma violência extrema e muito visual, é também considerado um dos filmes mais misóginos de todos os tempos - muito embora seja uma história de vingança no feminino. O filme já teve diversos remakes.  

4. Cannibal Holocaust (1980)
Um dos pioneiros do género found footage, que mais tarde pudemos apreciar em O Projecto Blair Witch e tantos outros. O enredo conta a história de um antropólogo enviado à Amazónia em missão de resgate, numa tentativa de salvar quatro colegas que filmavam um documentário junto de tribos canibais. O filme foi proibido em Itália, e vários outros países devido à violência gratuita e sexual, bem como devido à inclusão de seis mortes e violência real contra animais. Aos dias de hoje, algumas dessas proibições ainda se mantém. 


3. Saló - 120 dias de Sodoma (1975)
Realizado pelo italiano Pier Paolo Pasolini, este é um dos filmes mais polémicos da história do cinema. Baseado numa obra do Marquês de Sade, retrata uma luta de classes na Itála de Mussolini, em que um grupo de quatro dirigentes fascistas sujeitam um grupo de jovens a inúmeras torturas durante 120 dias. Ainda hoje o filme está banido em vários países, e historiadores e críticos de todo o mundo continuam a debatê-lo, fazendo deste um filme intemporal e (muito) impróprio para ver em família. 

2. A Centopeia Humana (2009)
Neste filme, um grupo de turistas é raptado por um lunático cientista, cujo propósito de vida é criar, bem, uma centopeia humana. Sofrem mutilações diversas, num filme propositadamente nojento, dada igualmente a sua "veracidade médica" (sim, aparentemente é realmente possível criar tal coisa). Ainda para mais, conseguiu dar origem não a um, mas TRÊS filmes (as chamadas sequências), que foram também banidas em vários países. 

1. A Serbian Film (2010)
O supra-sumo dos filmes para não ver com a família. Aliás, para não ver - de todo. Grotesco ao mais alto nível, com um sem fim de cenas de violência gratuita, A Serbian Film relata a história de um actor porno falido, que é contratado para fazer um filme "artístico". No decorrer do trabalho, é drogado e acorda dias depois para descobrir as atrocidades que cometeu, e que parecem um sem fim das piores coisas do mundo - desde homicídio a violação, numa espiral de demência e violência impressionantes. 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.