#CINÉFILOSEMAPUROS | 5 Cult Movies Obrigatórios

Qualquer cinéfilo e amante de cinema sabe que filmes há muitos: difícil é escolhê-los. E por isso mesmo, há alguns que podemos (e devemos) saltar, e outros que não podemos perder e são de paragem obrigatória. Alguns desses filmes adquiriram o estatuto de "filme de culto", quer seja pelas legiões de seguidores que movimentam, quer seja pela aclamação da crítica. Conheçam as vossas próximas paragens obrigatórias.

O filme de culto ou clássico de culto é normalmente definido como aquele mais obscuro e menos popular entre as audiências - mas ainda assim com grupos de fãs acérrimos. Muitas vezes, podemos expandir esta definição, por forma a excluír filmes de grandes estúdios e feitos com orçamentos enormes. Regra geral, o filme de culto é aquele que conquista lentamente a aprovação da audiência, e gera legiões de fãs (às vezes por motivos bastante irónicos). Entre os títulos contam-se clássicos como The Big Lebowski, Rocky Horror Picture Show ou até Mad Max - a lista é infinita. 

5. A Laranja Mecânica (A Clockwork Orange), 1971
Este não é só um filme de culto - teve um realizador de culto. Não é segredo nenhum que Stanley Kubrick é dos realizadores mais aclamados por diversas obras como 2001 - Odisseia No Espaço ou The Shining. Mas Kubrick também se está nas tintas para orçamentos, ou estúdios ou grandes fanfarronices. Esta comédia negra sobre brutalidade e livre arbítrio coloca em Malcom McDowell o estatuto de ícone, e muda para sempre a forma como os espectadores pensam sobre a violência



4. Fight Club (Clube de Combate), 1999
O filme de uma geração. David Fincher juntou Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter no grande écran e fez magia, numa soberba adaptação do livro homónimo de Chuck Palahniuk. O filme, demasiado estranho para ser aceite pela audiência numa primeira impressão, rapidamente conquistou o seu lugar - e ainda hoje vive e sobrevive, fazendo igualmente de Fincher um realizador a manter debaixo de olho. 



3. Reservoir Dogs (Cães Danados), 1992
Tarantino nos primórdios. Depois de conquistar o festival de Sundance, facto que ao início não foi de imediato apreciado pelos sabedores, o filme tornou-se viral em VHS (tanto quanto um VHS se podia tornar viral). E Tarantino tornou-se o rei do independente. 



2. The Rocky Horror Picture Show, 1975
O que esperar de um musical de 1975, cheio de gente louca, uma mistura de sci-fi e a Susan Sarandon a cantar? Á partida, não muito. Mas hoje em dia, Rocky Horror conquistou fãs em todo o mundo, e um lugar especial do cinema de culto. É a marca dos misfits, e daqueles que sentem que ainda procuram um lugar no mundo. E é isso que faz deste filme tão adorado. 



1. Donnie Darko, 2001
A jóia da coroa do cinema independente. A obra-prima ignorada de Richard Kelly. Preciso de continuar ? Neste filme nada é deixado ao acaso, e contamos com uma das melhores performances dos irmãos Gyllenhall. Um filme sobre o fim do mundo - e como nós o vemos a chegar. 




Como veêm, há todo um mundo por conhecer. E vocês, que filmes de culto conhecem e adoram ?

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.