REVIEW | O Lobo de Wall Street (2013)

janeiro 08, 2015
O Lobo de Wall Street... Este filme autobiográfico de 2013 protagonizado por Leonardo DiCaprio e realizado pelo grande Martin Scorsese foi uma das maiores apostas para os óscares do passado ano 2014. Está no top de 250 melhores filmes do IMDB. Ganhou um Globo de Ouro. É à toa ? Não. 

Começando pelo princípio, já foi aqui mencionado que é um filme autobiográfico - é basado na autobiografia de Jordan Belfort, personagem interpretada por Leonardo DiCaprio. O argumento terá então sido adaptado por Terrence Winter (já conhecido de outras andanças como a série Boardwalk Empire), que nos conta  a história de vida do corretor da bolsa de Wall Street - a sua ascensão ao poder e a queda ao crime federal. 

Com um argumento já de si bastante interessante, pouco faltaria para tornar O Lobo de Wall Street um dos filmes de 2013. Teremos, assim, de mencionar a surpreendente prestação de Leonardo DiCaprio, a surpresa que foi o papel secundário de Jonah Hill, e a brilhante banda sonora. Isto tudo além de algumas características típicas do cinema de Martin Scorsese, que não ficaram de fora neste filme - temos New York, temos crime e corrupção e temos ainda as câmaras lentas e travellings tão típicos deste realizador.

Onde estava eu ? Ah, Leonardo DiCaprio. Pois é, ainda não foi desta que a prestação lhe valeu um óscar, mas o actor sobe cada vez mais enquanto tal. Neste filme em particular, interpretando a personagem de Jordan Belfort, o actor tem um papel exigente que lhe permitiu explorar os vários aspectos da personalidade de um só homem - desde o pobre Jordan Belfort, que só quer ser reconhecido em Wall Street, ao Lobo adorado e admirado por todos, e por fim ao Lobo que cai e é preso por crime federal. É uma personagem variada e altamente modelada, e DiCaprio interpreta-a brilhantemente.

Jonah Hill foi a surpresa do filme - estamos habituados a vê-lo fazer papel de tolo (como em Get Him To The Greek, Forgetting Sarah Marshall ou Superbad) e este filme não é excepção... até certo ponto. Jonah Hill interpreta a personagem Donnie Azoff, braço direito de Jordan - e não foi à toa que a sua prestação lhe valeu a nomeção para óscar de melhor actor secundário. Pois bem, a personagem de Donnie, que começa por ser o tolo de serviço, evolui para aquele que é (como já referimos) o braço direito de Jordan, conferindo assim a Jonah Hill uma parte muito mais importante no filme - papel que o actor assume sem falhar, 

A tudo isto, há que juntar uma banda sonora com músicas de Billy Joel, The Lemonheads, Cypress Hill e até Foo Fighters,  entre outros, e as características do cinema de Martin Scorsese que não poderiam ficar de fora em O Lobo de Wall Street. Definitivamente, um filme a não perder.


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.