FESTIVAIS | Os Grandes Vencedores do MOTELx

Foi este domingo, 10 de Setembro, que conhecemos na sessão de encerramento do MOTELx os grandes vencedores do festival. Numa sessão repleta de surpresas em que foi exibido o muito aguardado IT, o júri atribuiu os prémios para melhor curta metragem portuguesa e melhor longa europeia. 

Pelo meio dos já habituais agradecimentos a patrocinadores, equipa de produção e organização do festival e voluntários, foi numa sala Manoel de Oliveira - uma vez mais a rebentar pelas costuras - que conhecemos finalmente os vencedores dos Prémios MOTELx 2017. Ambas as competições (de curtas e longas metragens) estão inseridas no prémio Méliès d'Argent, patrocinado pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico.

O primeiro, dedicado às longas metragens de terror europeias, apresentava oito filmes a concurso, aproveitando vários subgéneros do terror. Tínhamos, por exemplo, vindo da Finlândia, o filme Lake Bodom - um slasher movie à medida dos amantes de Sexta Feira 13 - ou ainda, num patamar já bastante diferente, o alucinante Kaleidoscope.

Foi entre esta selecção de filmes a concurso que Kim Newman, Rogério Samora e Íris Cayatte chegaram a um consenso - Cold Hell foi o justo vencedor da competição Prémio MOTELx para melhor longa de terror europeia. O filme alemão surpreendeu o júri pelo elenco incrível, argumento cativante e cinematografia irrepreensível. É um regresso marcante para Stefan Ruzowitzky.

Depois foi tempo de conhecer a curta-metragem vencedora, inserida naquela que é uma das secções mais importantes do festival, visando a promoção do cinema português. Foi entre nove trabalhos de realizadores portugueses que o músico Carlão, a actriz Maria João Bastos e o realizador Lorenzo Bertuzzi escolheram como vencedora a curta Thursday Night, de Gonçalo Almeida. Não tendo ficado indiferentes à escolha de actores (que são cães), o júri da competição dedicou ainda uma merecida menção honrosa a Depois do Silêncio de Guilherme Daniel.


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.