REVIEW | The Revenant - O Renascido (2015)

Depois de em 2015 o filme Birdman ter conquistado os óscares, chega The Revenant. Alejandro Iñaritú excede-se novamente, num soberbo com Leonardo DiCaprio e Tom Hardy, com uma cinematografia irrepreensível de Emmanuel Lubezki. A cada filme, o realizador ultrapassa as expectativas. Mas nem tudo é um mar de rosas para The Revenant. 

Um dos filmes mais populares na corrida aos óscares é The Revenant. E por bons motivos. O argumento baseado na história verídica de Hugh Glass sai vencedor, num filme intenso (e algo perturbador) essencialmente sobre sobrevivência. E não me alongo mais na história, porque só visto. 

Ainda assim o filme peca um pouco pela ausência de diálogo, e silêncios prolongados o que faz com que sirva uma audiência um pouco mais restrita. Apesar disso, e sendo uma história de sobrevivência, os momentos de silêncio foram uma opção mais que adequada para que o espectador possa sentir as várias emoções despertadas pela personagem de DiCaprio. Isto além de serem uma espécie de "imagem de marca" no cinema com a assinatura de Iñarritú,

O segredo de The Revenant (além da interpretação soberba de DiCaprio) está na cinematografia. Para retratar este argumento de forma tão visceral e imersiva quanto possível, o director de fotografia Emmanuel Lubezki optou pelo uso exclusivo de luz natural nas condições normais do espaço (segundo o site IMDb o filme foi feito no Canadá, México, Argentina e USA em pleno inverno). Recorde-se que Lubezki foi igualmente responsável pela fotografia de Birdman, que aparenta ter sido filmado num único take

E por fim DiCaprio. O óscar já lhe escapou mais que uma vez, mas os fãs (e quem me conhece sabe que me incluo no grupo) de todo o mundo acreditam veemente que é desta que o incrível actor leva a estatueta dourada para casa. É mais uma performance irrepreensível, que é em grande parte a alma de The Revenant - um filme a ter em conta. 




Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.