AWARD SEASON | Óscares 2016 - As Previsões

Os Óscares são a entrega mais aguardada da award season. Todos os caminhos apontam para o Dolby Theatre em Los Angeles, que a 28 de Fevereiro recebem a cerimónia. Entre os nomeados contam-se Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Sylvester Stallone e Kate Winslet, além dos filmes do ano, The Revenant, Joy, Room e Divertida-mente. É um desafio tentar prever todas as categorias do ano, mas nada nos impede de tentar.

Há uns tempos mencionei todos os nomeados ao óscar, e agora chega a altura de eleger os favoritos a cada categoria. Começo pelas categorias principais, neste caso pelos melhores actores e actrizes, em que o favorito para receber a estatueta de melhor actor é Leonardo DiCaprio - e concordo a 100%. A sua prestação em The Revenant é simplesmente brilhante, e o actor já esteve na corrida por tantos anos que chegou a altura de brilhar. Eddie Redmayne também tem fortes possibilidades, pelo seu papel em A Rapariga Dinamarquesa, no entanto todos os indicadores oferecem, finalmente, o óscar a DiCaprio (falamos dos SAG Awards e dos Globos de Ouro). Já para melhor actriz, a eleita é Brie Larson, que foi a grande revelação de 2015 com o filme Room. 

No campo dos actores e actrizes secundários, a começar por eles, o favorito é Sylvester Stallone. O actor voltou a interpretar Rocky Balboa (quase sem pegar nas luvas) para treinar Creed, um legado do boxe. Apesar do seu papel menor, e de não achar que seja merecido a 100% (talvez fosse mais adequado o prémio de carreira), além da concorrência monstruosa, Stallone é a previsão para vencedor deste Óscar de melhor actor secundário

A par com o actor, na corrida para melhor actriz secundária, a opinião divide-se entre Kate Winslet e Alicia Vikander. Uma venceu o Globo de Ouro, e outra o SAG Award. No entanto, aqui a aposta vai para Alicia Vikander, pelo filme A Rapariga Dinamarquesa - é brilhante, e não preciso de dizer mais. 

Ainda dentro das categorias principais (já lá vamos às técnicas), o melhor realizador. Alejandro González Iñarritu é, pelo segundo ano consecutivo, o favorito. Realmente, pela impecável realização  de The Revenant, será certamente o vencedor. No entanto, poderá ser ultrapassado pelo veterano George Miller, realizador de Mad Max, que recebe este ano a sua primeira nomeação. 

O melhor filme de animação é, sem dúvida, Divertida-mente. A espectacular (podem conhecer a minha opinião aqui) colaboração Disney-Pixar só pode ser (eventualmente, e isto é um grande senão) ultrapassada por Anomalisa. E, já que estamos nestas categorias, a previsão para o óscar de melhor documentário é Amy, que tem conquistado os espectadores e a crítica. No campo das curtas metragens, a aposta está em Body Team 12 para melhor curta documental, World Of Tomorrow para melhor curta de animação e Shook para melhor curta metragem.

As categorias técnicas, que vou resumir numa lista (porque já me estou a esticar), serão dominadas pelos filmes Mad Max e The Revenant, sendo o primeiro a grande surpresa das nomeações para os óscares de 2016. Star Wars - O Despertar da Força, pode ainda vencer em três categorias. 

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL: Spotlight

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO: A Queda de Wall Street

MELHOR CINEMATOGRAFIA: The Revenant

MELHOR CARACTERIZAÇÃO: Mad Max

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS: Star Wars: O Despertar da Força

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO: Mad Max

MELHOR EDIÇÃO: Mad Max

MELHOR EDIÇÃO DE SOM: The Revenant (com fortes probabilidades para Star Wars)

MELHOR MISTURA DE SOM: The Revenant (com fortes probabilidades para Star Wars)

MELHOR MÚSICA: Writing's On The Wall (do filme Spectre)

MELHOR BANDA SONORA: Os Oito Odiados

Falta-nos ainda o predilecto para melhor filme estrangeiro, que será o filme húngaro O Filho de Saul. De acordo com as minhas previsões, o grande vencedor da noite será The Revenant, mas ainda podemos ter algumas surpresas. Os óscares serão entregues amanhã, dia 28 de Fevereiro, e a cerimónia apresentada por Chris Rock será transmitida em Portugal pela SIC Caras. 


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.